Ads 468x60px

Aposto que a maioria nunca leu as políticas de um blog

Hoje e ontem, fiquei lendo alguns artigos que falavam sobre a atitude de Marcos Lemos do Ferramentas Blog de excluir um comentário de meu parceiro Izaque. Isso foi mais uma das polêmicas que apareceu na blogosfera e teve como consequência vários artigos em diversos metablog. Como por exemplo: "Blogueiros brasileiros, sempre serão desiguais sempre sempre e sempre !" do próprio Izaque, "Marcos Lemos, você está errado ao excluir comentários!" do Jair Rebello e o "Hoje eu conheci um novo Marcos Lemos!" do Iago Melanias.

Todos eles falam sobre o comentário apagado do Izaque, exceto o artigo do Iago que mostra uma parte mais pessoal do Marcos Lemos. Com isso, fiquei lembrando de quando eu comecei na blogosfera. Eu queria ser alto, poder opinar, comentar e críticar onde eu quisesse.
Depois de um tempo fui conhecendo mais e me importando mais com cada parte dos blogs. Principalmente as políticas de uso e comentários!

Quase sempre, ela pode a te ajudar com casos como o que eu falei no começo do artigo... As políticas de um blog mostra, geralmente, o que você pode ou não pode fazer, mostra as consequências que pode receber, e principalmente as atitudes que o autor irá tomar. Mas infelizmente os blogueiros "novatos" não estão se importando com essas coisas, como eu não me importava antigamente.

É sempre bom saber sobre o que você vai fazer, antes de agir. Ou seja, antes de comentar, leia as políticas de comentário. Antes de usar, leia as políticas de uso! É claro que nem sempre vamos lembrar de tudo que lemos nas políticas, por isso, se alguma atitude for feita em cima de você, leia as políticas novamente para ver se você mesmo não esqueceu de algo antes de começar um debate na blogosfera. Eu por exemplo esqueço quase sempre que não devo colocar links nos comentários que faço, e já fui chamado à atenção várias vezes por isso!

Falando um pouco sobre mim, eu comecei a ler as políticas dos blogs que participo, quando usava um template disponibilizado pela Vanessa do Mundo Blogger. Com isso eu li as políticas de uso do blog dela e assim comecei a ler tudo em todos os blogs que participo.

Meu propósito neste artigo, é mostrar que ler as políticas de um blog é altamente recomendável antes de agir num blog que não é seu!
Pode parecer que no começo eu quis julgar de uma forma errada o Izaque, mas é que fiz o artigo com base no que aconteceu com ele... Mas não sei se ele lê ou não as políticas do blog que ele participa.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá Denis, cara o caso não é que eu não leio as politicas de comentários. É que o Marcos Lemos, ele sim é uma pessoa que não liga para o seus leitores eu mesmo disse, se pensarmos bem nunca é possível ver o link da politica de comentários do FB pois la quando você vai comentar não é apresentado nenhum link alertando você a ler as politicas, artigo bem escrito cara.

Denis Gomez disse...

Obrigado Izaque.
Por isso eu mencionei que não estava te julgando, pois não sabia se lia ou não, eu não tinha nem como falar algo sobre você rsrs!

Bruno Simomura disse...

Olá Denis,

Gostei muito do artigo e esses debates na blogosfera serviram muito para aprendermos mais (de uma forma geral) como tudo isso funciona, oque podemos cobrar de um blog e quais as políticas devemos levar em consideração na hora de participar e comentar em um projeto.

Parabéns amigo! Vou começar a seguir o seu blog a partir de hoje. Sucesso! :)

Batista disse...

Eu não li o que o Izaque escreveu, mas na minha opinião o que vale é o bom senso, nada de palavras de baixo calão, ofensas, coisas ilegais.
Acho que cada um tem direito a dar sua opinião

Denis Gomez disse...

Bruno Simoura, obrigado pelo elogio! A partir desta semana este blog eu usarei para a area de Tecnologia e Debates mesmo... Os tutoriais ( a maioria deles ) publicarei no Mundo Blogger.

Denis Gomez disse...

Batista, isso é verdade mesmo... Também tenho o mesmo pensamento que você, com tanto que não cause discução nem prejudique ninguém!

Postar um comentário