Ads 468x60px

Pilhas que são recarregada à água

Todos nós sabemos que pilhas já fazem parte das nossas vidas. Elas nos fornecem energia para diversas utilidades, porém por trás desta aparente facilidade existe uma enormidade de substâncias tóxicas que entopem os aterros sanitários por séculos. 
Porém com o advento das câmeras digitais as pilhas que antes duravam apenas alguns cliques agora duram muito mais, pois as pilhas recarregáveis vieram para melhorar este quadro, porém muitas delas ainda são descartadas no lixo doméstico, o que as torna um grande poluidor em potencial. Mas este quadro poderá ser reverter em um futuro próximo.



Foi pensando nisso que a empresa japonesa Aqua Power System criou a pilha NoPoPo, pode até fazer rir: NoPoPo. Mas, o seu significado (No Pollution Power) mostra que o dispositivo não está para brincadeira. Com pretensões de revolucionar o mercado de baterias, a NoPoPo pode ser recarregada com água.

Isso é possível devido a uma reação química, a partir da agua como um condutor de electricidade, as pilhas são capazes de produzir 1,5V e 300mA. Elas duram aproximadamente 20 anos sem uso e são totalmente recicláveis.

Ela demorou cinco anos para ser desenvolvida. E, por enquanto, só pode ser usada em objetos pequenos, geralmente alimentadas por pilhas AA. Pelas fotos no site do fabricante, os pacotes com duas ou quatro pilhas já vêm com uma seringa, utilizada para injetar água ou outro líquido nas NoPoPos. Segundo os desenvolvedores, isso é suficiente para mantê-la funcionando por até 15 horas.


Não há ainda uma previsão para o mercado brasileiro, então só nos resta esperar.

1 comentários:

Unknown disse...

Que legal! Muito fantástica a idéia de "Pilhas Movidas à Água"! Pena que ainda não são vendidas no Brasil... :(

Postar um comentário